-
Arquitetos: Atelier d’Architecture Brenac-Gonzalez
- Área: 1890 m²
- Ano: 2024
-
Fotografias:Stefan Tuchila, Sergio Grazia, SOLIDEO – Dronepress
-
Fabricantes: GRAPHISOFT
Descrição enviada pela equipe de projeto. Disponibilizamos nossa experiência em construção e novas técnicas para habitação através de uma pesquisa inovadora sobre tipologia, domesticidade metropolitana, uso e qualidade de vida, aplicável tanto a apartamentos quanto a áreas comuns. Ao invés de seguir referências históricas, adotamos uma abordagem de patrimônio, criando um bairro que seja um local duradouro para a vida em família na Grande Paris, e que também ofereça aos atletas a oportunidade de mostrar sua hospitalidade. Nosso foco foi o design de unidades que possam ser convertidas de forma rápida e econômica para uso residencial. Atuamos especialmente em três edifícios estratégicos: os lotes 1, 5 e 8.
O Lote 5 mantém uma relação cortês com o Quinconces, que define a grade do terreno, alinhando-se com a floresta central que percorre toda a extensão do local.
Sua arquitetura é sóbria, rigorosa e discreta. Em vez de se destacar com ostentação, adota um conceito generoso, que oferece várias camadas de interpretação, dependendo da perspectiva do observador. A inspiração narrativa se relaciona com a Cité du Cinéma vizinha, usando elementos ornamentais para questionar de maneira elegante o design de componentes arquitetônicos como balaustradas, janelas e persianas.
A fachada é revestida com azulejos de terracota que alternam entre acabamentos vidrados e foscos, formando padrões em larga escala. Esse padrão lembra o xadrez ou a ornamentação de tijolos das antigas escolas Jules Ferry e da fábrica de chocolate Meunier. A aparência da fachada muda conforme a luz e a hora do dia, revelando seus detalhes de forma sutil. Com sua cor ocre escura, a fachada se destaca como um ponto de referência acolhedor, que pontua o cruzamento e faz uma referência discreta à arquitetura mediterrânea, graças à variação nas texturas e tipos de revestimento.